Consumidor: Manual para resolver todos os seus problemas extrajudicialmente!!! #JurisGlam

 

 

Sabe a máxima “O cliente tem sempre razão”? Não é sempreee, sempreee, tipo “felizes para sempre”, mas é quaseeee sempre! Rs

 

Na verdade, não é bem uma questão de razão, mas sim da relação de hipossuficiência que a condição de consumidor tem frente às grandes empresas. O consumidor fica numa posição frágil, na qual os abusos e arbitrariedades por parte das empresas acontecem com mais facilidade e frequência – a corda sempre arrebenta pro lado mais fraco.

 

Com o amparo do Código de Defesa do Consumidor, que esse ano fez aniversário de 25 anos, os consumidores procuram cada vez mais o judiciário para satisfazer seus problemas (o que é ótimo), mas o Estado (pra variar) não fornece estrutura para aguentar uma demanda desse tamanho, acarretando em fóruns cada dia mais abarrotados de processos que, como já diria Frans Kafka, são ininteligíveis e se arrastam por anos a fio.

 

CDC

 

Num espírito conciliador e pensando em aliviar essa demanda monstruosa de processos judiciais, o Tribunal de Justiça de São Paulo fez uma parceria com o site “http://www.consumidor.gov.br” que é uma excelente ferramenta para resolução de problemas, sem a necessidade de ter que processar ninguém.

 

O site é bem fácil de usar e tem parceria com várias empresas.

 

Capa site consumidor

 

 

Se interessou e quer fazer sua reclamação?   É bem simples:

 

 

1º Passo:     Pesquise se a empresa que te trouxe problema é parceira do site;

 

2º Passo:     Faça seu cadastro;

 

3º Passo:      Cadastre sua reclamação, contendo, se possível, uma proposta (valor) para acordo.

Aqui você deve se atentar a contar a história do que aconteceu com o maior número de detalhes possíveis, mas sem incluir no texto o seus dados pessoais . Esse site é público, dando acesso à consultas de todas as reclamações feitas pelos usuários, portanto, garanta sua segurança e não informe seu endereço, cpf ou rg e afins!

 

A partir do registro da reclamação o site monitora o andamento do chamado, oferecendo 10 dias para a empresa responder e, após a resposta, mais 20 dias para o consumidor responder e informar se a questão foi resolvido ou não.

 

Os índices apresentados pelo site são inacreditavelmente animadores: 95% de todos os casos foram resolvidos!

E o melhor,  80% desses casos foi solucionado em menos de uma semana!!!!!   Enquanto um processo que corre no Juizado Especial Cível (que já é o mais rápido) se arrasta por, em média, 1 ano e meio, pelo site a chance é enorme de resolver a pendenga em menos de 7 dias!!!  (olhaaaaaa que incrível!)

 

 

Outros canais para tentativa re resolução extrajudicial são:

 

Procon

 

Procon

 

o Procon é um órgão do governo que recebe todos os tipos de reclamações que envolvam relação de consumo. Apesar do prazo para resposta da abertura do chamado ser de 05 dias, o Procon não é tããão eficiente assim, mas eu acho que sempre é válido!

Para registrar sua reclamação por telefone disque 151.

Para registrar sua reclamação no Procon – online, cliquei aqui:

http://sistemas.procon.sp.gov.br/procon/atendimento.asp

 

 

 

–  Banco Central

 

banco central

 

Esse aqui é um segredo que estou dividindo com vocês! Aconteceu alguma ilegalidade na sua conta bancária? Os bancos morrem de medo de denúncias no Banco Central!!! Denuncie!! Eles já levam vantagem de mais!!!   O Banco Central é responsável por fiscalizar as operações das instituições financeiras e administradoras de consórcio e qualquer pessoa que se sentir lesada por reclamar!

 

Para abrir o seu chamado junto ao Banco Central clique aqui:
https://www3.bcb.gov.br/rdr/inicio.do?method=entrada&natureza=1&tipo=1&assunto=Atendimento%20%96%20Reclama%E7%E3o

 

 

 

–  Agências Reguladoras

 

Eu já consegui resolver problemas direto com a Agência Reguladora, então eu acho que vale a pena a tentativa!
Vou listar aqui só as 3 agências que são as “vedetes” do consumidor:

 

 

ANATEL

 

anatel

 

Responsável pelas Telecomunicações, é nela que você reclama quando tem problema com as famigeradas operadoras de telefones (fixo ou móvel) ou internet ou tv a cabo.

 

Para reclamar por telefone (e ai seja mágico para reclamar sobre telefone, sem telefone!) disque 1331.

 

Pela internet, clique aqui: http://www.anatel.gov.br/consumidor/index.php?option=com_content&view=article&id=39&Itemid=431

 

 

 

ANEEL

 

aneel

 

Esse é o canal para você reclamar quando falta luz ou qualquer outro problema ligado à energia elétrica.

 

Para reclamar por telefone o número é 167.

 

Pela internet, já aviso que não funciona nadaaaa bem, mas vou deixar o link mesmo assim: http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/fale_conosco/index.cfm

 

 

 

ANS

ans

 

A ANS regula os planos de saúde!

Gente, as operadoras de plano de saúde são abusivas na maior parte do tempo!!!   Você tem direito a muito mais coisas do que imagina! Se informe e se tiver problema, reclame ou procure um advogado!!

Saúde é coisa séria e vale a pena entrar no site, nem que seja a título de curiosidade para se inteirar sobre os seus direitos!  http://www.ans.gov.br/

 

O número para reclamar pelo telefone é: 0800 7019656

 

Para reclamar online, cliquei aqui:

http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/espaco-do-consumidor/central-de-atendimento-ao-consumidor

 

 

legislacao-ecommerce

 

 

É isso.

Me desculpem pelo post imenso, mas não tinha como resumir mais que isso!

 

Espero ter ajudado!

 

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Desabafe aqui os seus problemas (quem sabe eu posso te ajudar!!!)

 

E, principalmente: RECLAME!  CONSUMIDOR TEM O PODER!   Procure os seus direitos!

 

GlamBeijos!!!!

 

 

 

 

Clique aqui para registrar a reclamação ou consultar as reclamações de outros consumidores: http://www.consumidor.gov.br

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