Reciprocidade… Que falta nos faz!!!

Em um mundo onde todos vivem estressados, mal humorados, reclamando de tudo e todos… Colocamos a falta de tempo, estresse do dia a dia e a correria como desculpa pra falta de #gentileza e #generosidade.

Se olharmos um pouquinho pra trás, pras simples atitudes que tomamos, dá pra refletir e encontrar as causas pras nossas ações e pras reações dos outros. Falando assim, parece simples né, mas não é!

Vocês devem achar estranho, ler num blog de variedades, um tema desses… Mas nas últimas semanas tenho me deparado com situações, que me colocaram pra pensar. Neste momento, vivemos um crise política, onde a indignação, as dificuldades no sistema tem sido muito evidenciadas e se tornaram motivo pra excessivas críticas e revolta. Papo de maluco esse meu, mas é a mais pura verdade. Onde quero chegar com essa maluquice toda? Na revolta das pessoas…

Todos os dias quando acordamos, abrimos redes sociais, lemos ou ouvimos os jornais; nos deparamos com algum fato que já nos deixa próximos a perplexidade e esses já são motivos suficientes pro nosso subconsciente agir de maneira às vezes acelerada, ríspida e agressiva com alguém. Toda e qualquer tolerância vai embora antes mesmo do dia começar direito, isso independe do lugar e do acontecimento.

Quantas vezes já ficou chateado, sem entender a reação de alguém com você ? É ai que chegamos finalmente no assunto deste post!!!

O egoísmo junto com o egocentrismo acabam resultando na falta de reciprocidade. Se pensássemos um pouquinho no momento que o próximo pode estar passando, praticaríamos a empatia e agiríamos de outra maneira. Mas ser assim, não é tão complicado, porém não tão simples também…

Dizem que a meditação ajuda… Aquela história de contar até 10, respirar e pensar antes de fazer qualquer coisa funciona, e muito!!!!

No Trânsito, na fila do supermercado, no elevador… Temos que entender que as pessoas possuem limitações, tanto pra dirigir, quanto pra separar suas compras no caixa e também pra compreender quando os sinais indicam se o elevador está subindo ou descendo. Quem nunca se estressou nessas situações? Quando isso aconteceu, você praticou a empatia? Já pensou se fosse ao contrário?
Parece falso moralismo da minha parte, mas de um tempo pra cá tenho refletido bastante sobre isso, e tentado mudar. Claro que tenho encontrado muitas dificuldades pra conseguir efetuar essas mudanças, mas dia após dia estou conseguindo melhorar, e muito.

Primeiro ponto, é praticar a reciprocidade usando a empatia e não fazendo com os outros aquilo que não gostaria que fizessem comigo. Às vezes as razões e as emoções atrapalham, mas estou conseguindo organizar tudo.

Sair de casa com o coração aberto, e agradecer por mais um dia de vida já ajuda bastante a agir de maneira mais branda.  Claro que nem sempre conseguiremos acertar, mas só de tentar… A mente já receberá estímulos pra continuar agindo assim. O segredo, é fazer sem esperar nada em troca (a parte que eu acho mais difícil), na grande maioria das vezes não receberemos sorrisos e aquele simples “Obrigado!”, mas agir com reciprocidade, já faz bem… Ser reconhecido por isso é muito melhor, estímula ainda mais a mudar nosso comportamento, e esse é o resultado que temos em saber que estamos fazendo a nossa parte.

Já dizia o profeta paulista José Datrino: “Gentileza gera gentileza.”
Quer melhor ato de praticar gentileza, cortesia, educação? São os segredos da tal “reciprocidade” que tô falando…

José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza,  com seus dizeres no bairro da Lapa - Rio de Janeiro
José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza, com seus dizeres no bairro da Lapa – Rio de Janeiro

Dê passagem no trânsito, pare pra alguém atravessar a rua, segure a porta do elevador pra alguém entrar, responda a mensagem quando receber, retorne uma a ligação de um amigo… Faça para os outros, o que gostaria que fizessem por você! Envie pro Universo, tudo aquilo que você gostaria de receber de volta… Um dia ele vai te devolver!!!!

De que adianta reclamar, se não fazemos nada pra melhorar?
O mundo, mais do que nunca tá precisando disso… É a reciprocidade que nos falta!

Hoje já é quarta-feira! Não perca a oportunidade de começar…. Os resultados serão incríveis, podem demorar, mas eles vem!!!!!

Bom resto de semana a todos!

GlamBeijos

você pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *